Boletim de voto legislativas 2022 lisboa

boletim de voto legislativas 2022 lisboa

Quais as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas 2022?

Já foram divulgadas as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas, que acontecem a 30 de janeiro de 2022. O voto antecipado aplica-se a pessoas em mobilidade, em internamento, em prisão, em lares, em confinamento obrigatório devido à COVID-19 e pessoas deslocadas no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde.

Como está o voto antecipado nas legislativas?

O Governo já anunciou que o voto antecipado em mobilidade nas legislativas está preparado para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções, que poderão ainda ser aumentadas, apelando à inscrição nesta modalidade de votação para prevenir situações de isolamento devido à covid-19 na data das eleições.

Como fazer o boletim de voto?

Os eleitores recebem o boletim de voto, dois envelopes, um verde e outro branco. O eleitor assinala com uma cruz a opção de voto, dobra o boletim em quatro e coloca-o dentro do envelope verde (sem quaisquer indicações ou documentos) e fecha-o.

Qual é o círculo com o boletim de voto mais longo?

O círculo com o boletim de voto mais longo será Lisboa, com 20 candidaturas, seguindo-se Porto, Setúbal e Europa com 19, o círculo Fora da Europa com 18 e Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu com 17.

Quais são as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas?

Entre 17 e 20 de janeiro, o presidente da câmara municipal ou o seu representante irá deslocar-se ao local onde está o eleitor para entregar e recolher o boletim de voto. Quem está recenseado em território nacional e vai estar em mobilidade no dia das eleições, pode pedir o voto antecipado entre 16 e 20 de janeiro.

Quando vai ser a votação antecipada para as legislativas 2022?

Nestes casos, a votação antecipada para as legislativas 2022 vai realizar-se entre 18 e 20 de janeiro nas representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Quem pode votar antecipadamente na eleição legislativa antecipada?

A s eleições legislativas antecipadas - das quais irá sair a composição da Assembleia da República na próxima legislatura - terão a possibilidade de voto antecipado para alguns grupos de eleitores, entre eles os que pretendam votar antecipadamente em mobilidade ou os que se encontrarem em confinamento obrigatório.

Como votar nas próximas eleições legislativas?

Para o voto antecipado serão criadas 2.606 mesas de voto, sendo importante recordar algumas medidas a adotar para garantir a segurança no momento do voto: usar máscara, manter distância de segurança, higienizar as mãos e levar caneta própria.

Como funciona o boletim de voto em branco?

Esse boletim será riscado e assinado no verso por todos os elementos da mesa de voto, que o contabilizam como inválido. Ser-lhe-á entregue um novo boletim para votar. O boletim de voto que não tenha qualquer tipo de marca é considerado voto em branco.

Como votar na mesa de voto?

Como se vota? Dirigindo-se à mesa deverá indicar o seu número de eleitor e o seu nome. Identifica-se através do Bilhete de Identificação ou o Cartão de Cidadão, ou na sua falta, documento que tenha fotografia actualizada e que seja habitualmente utilizado para identificação.

Quando os eleitores vão preencher boletim de voto?

A Comissão Nacional de Eleições já divulgou o espécime do boletim de voto que os eleitores vão ter de preencher quando forem votar a 24 de Janeiro, ou caso votem antecipadamente. Search Assine e aceda sem limites a todos os conteúdos exclusivosEXPERIMENTE por 1€

Como exercer o direito de voto?

Quem estiver responsável pelas empresas ou serviços, em atividade no dia das eleições, deve facilitar a dispensa do trabalho para que as pessoas tenham tempo suficiente para o exercício deste direito. O boletim de voto inclui os nomes, as siglas e os símbolos de todos os partidos e coligações concorrentes.

Postagens relacionadas: