Flor de maracujá

flor de maracujá

Por que o maracujá é chamado de flor-da-Paixão?

Chamado de flor-da-paixão por ter uma porção de estruturas que fazem menção à Paixão de Cristo, o maracujá produz flores exóticas e perfumadas, mas dificilmente frutifica. O que será que interfere no ciclo natural dessa bela trepadeira brasileira?

Quais são os benefícios do maracujá?

O conhecido maracujá ou maracujá vem da espécie Passiflora edulis. Fruto de forma oval, de cor alaranjada e sementes protegidas por uma polpa agridoce. É utilizado para preparar cocktails, em sobremesas, compotas e até para consumo fresco. O maracujá contém uma grande quantidade de vitamina C, fibras e açúcares.

Qual é a diferença entre maracujá e Passiflora?

Suas folhas são da cor verde, um verde bem forte, e as flores são isoladas na ponta de seus ramos, sendo vistosas e geralmente contendo 5 pétalas no máximo. De início, o maracujá era conhecido como granadilla, pois seu fruto muito se parecia com uma romã. Só bem depois, recebeu o nome passiflora ou flor da paixão.

Quais são as melhores dicas para polinizar maracujá?

A polinização natural é mais eficiente em pomares de maracujá cultivados próximos a matas nativas, locais onde as mamangavas são encontradas. Mas o uso de toras de madeira velha ou apodrecida, ou ainda troncos secos de árvores espalhados pelos plantios da fruteira, pode aumentar a presença de ninhos e a quantidade do inseto polinizador.

Quais são as flores do maracujá?

O maracujá é uma planta tipicamente brasileira, muito apreciada pelo sabor de seus frutos e pelo perfume de suas flores. Estas flores, conhecidas como Flores da Paixão, foram antigamente muito apreciadas e celebradas como as graças dos prados, brincos da natureza e devoção da piedade cristã.

Qual a importância do maracujá?

Estas flores, conhecidas como Flores da Paixão, foram antigamente muito apreciadas e celebradas como as graças dos prados, brincos da natureza e devoção da piedade cristã.

Qual é o significado do nome maracujá?

O nome da frutífera em português reforça suas origens: maracujá vem do tupi mara kuya, que pode ser traduzido como alimento da cuia, uma referência ao formato do fruto quando cortado ao meio. Em inglês, seu nome é passion fruit, ou fruto da paixão.

Quais são as espécies do maracujá amarelo?

Com mais de 500 espécies em sua família - como as do maracujá roxo, amarelo e doce - ela é um tipo de planta medicinal muito presente no Brasil, sendo cultivada no país sobretudo por conta do maracujá amarelo. Para conhecer um pouco mais sobre a planta e saber para que ela serve, dá uma olhada na matéria!

O que é e para que serve a flor do maracujá?

Se você não conhece pelo nome de Passiflora, talvez conheço ela como ‘flor do maracujá’. Entretanto existem mais de 500 espécies de plantas da família ‘passiflora’. A flor do maracujá que é utilizada como calmante natural leva o nome de ‘Passiflora Incarnata’.

Quais são os benefícios do maracujá?

Entretanto existem mais de 500 espécies de plantas da família ‘passiflora’. A flor do maracujá que é utilizada como calmante natural leva o nome de ‘Passiflora Incarnata’.

Quais são as espécies de Passifloraceae?

Passiflora pardifolia Vanderpl. Passiflora parritae (Mast.) L.H. Bailey Passiflora parvifolia (DC.) Harms Passiflora pavonis Mast. Passiflora pectinata Griseb. Passiflora penduliflora Bertero ex DC. Passiflora pentagona Mast. Passiflora pergrandis Holm-Niels. & Lawesson Passiflora picturata Ker Gawl. Passiflora pilosa Ruiz & Pav. ex DC.

Quais são os benefícios do maracujazeiro?

O suco do maracujá é conhecido pelo seu valor nutricional, como também por seu sabor exótico, muito apreciado, sendo boa fonte de pró-vitamina A, niacina, riboflavina e ácido ascórbico. A flor da maioria das passifloras decorativas tem uma estrutura única, que requer uma abelha de grande porte para ser efetivamente polinizada.

Postagens relacionadas: