Arroz de alheira

arroz de alheira

Quais são os ingredientes da Alheira?

A alheira é um enchido tradicional fumado, cujos principais ingredientes são a carne e gordura de porco, carne de aves, pão de trigo, o azeite e a banha, condimentados com sal, alho e colorau doce e/ou picante. Podem ainda ser usados como ingredientes a carne de animais de caça, carne de vaca e o salpicão e/ou o presunto envelhecidos.

Qual é a origem da Alheira?

A alheira é um enchido tradicional português que faz parte das nossas refeições desde o século XVI. Reza a lenda, que estas foram invenção dos povos Judeus obrigados a tornarem-se Cristãos, como uma forma discreta de substituir a carne de porco por outras opções sem que fossem condenados a não seguir os novos hábitos que lhes foram impostos.

Como fazer Risotto de Alheira e cogumelos?

Risotto de alheira e cogumelos Certamente os cogumelos fazem uma ótima combinação com a alheira, conferindo ao prato mais sabor e textura aos que apreciam este alimento. Lave e seque bem os cogumelos. Corte-os em quartos. Numa frigideira, coloque a manteiga e um fio de azeite.

Quais são as receitas com Alheira?

Composta, normalmente, por carnes de ave, pão, azeita, banha, alho e colorau, são diversos os pratos que podem ser feito com esse ingrediente. Confira: 1. Ovos mexidos com alheira

Quais são as principais características da Alheira?

Para além da área circunscrita de nascimento, cria, recria, abate e desmancha dos porcos Bísaros e cruzados usados na produção da Alheira de Mirandela, a área geográfica de transformação e acondicionamento é mais limitada e circunscrita unicamente ao concelho de Mirandela.

Como é a produção de alheiras?

Por tradição, os fumeiros da raia norte levam mais fumo e mais vinho e alho do que os fumeiros da raia mirandesa, mais suaves e menos temperados. Atualmente a produção de alheiras é um negócio maioritariamente Industrial, mantendo-se, no entanto, a elevada qualidade no processo de produção.

Postagens relacionadas: