Campeonato da europa de futsal

campeonato da europa de futsal

Como o futsal ganhou popularidade na Europa?

O jogo ganhou popularidade na América do Sul, com a Europa a oferecer alguma resistência - uma versão futebol de salão tornou-se popular na União Soviética na década de 1950, mas foi somente na década de 1970 que o futsal chegou à Europa Ocidental, com imigrantes sul-americanos a legar a modalidade até Portugal e Espanha.

Quais são os principais campeonatos de futsal no Brasil e no mundo?

Atualmente existem diversos campeonatos de futsal no Brasil e no mundo. Merecem destaques a Copa Mundial de Futsal da FIFA e o Campeonato Mundial de Futebol de Salão da AMF. O Brasil possui uma das seleções mais fortes de futsal e já foi campeã algumas vezes.

Qual a origem do futsal?

As origens do futsal remontam a 1930, quando foi inventado pelo professor uruguaio Juan Carlos Ceriani em resposta à contínua inundação de campos ao ar livre durante a estação chuvosa do país, que impedia os seus alunos de jogar futebol por longos períodos.

Qual a diferença entre futsal e futebol?

Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo. No Brasil, o futsal tem tido grande representatividade nas últimas décadas. Ao lado do futebol, é o esporte mais praticado no país por homens e mulheres. O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai.

Qual é a origem do Campeonato Europeu de Futsal?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Campeonato Europeu de Futsal é o principal campeonato de futsal entre seleções dos países da UEFA, acontecendo a cada quatro anos desde 2018 . Até 2007 apenas oito seleções entravam na fase final do torneio.

Quais as alterações que vão revolucionar o futsal na Europa?

2017No dia 4 de Abril, o Comité Executivo da UEFA aprova uma série de alterações que vão revolucionar o futsal na Europa – incluem o lançamento do primeiro UEFA Womens Futsal EURO e a mudança de nome da Taça UEFA Futsal, que passa a denominar-se UEFA Futsal Champions League em 2018/ 19.

Quais são os jogadores do futsal?

Jogadores. O futsal possui dois times de 5 jogadores cada. Vale notar que desses 5 cada equipe possui um goleiro, responsável por defender as entradas de bolas. Além do goleiro, os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa. Esse equivale ao zagueiro no futebol de campo. Já o pivô ou atacante tem o objetivo de marcar gols.

Quais são as seleções mais fortes de Futsal?

O Brasil possui uma das seleções mais fortes de futsal e já foi campeã algumas vezes. Na Europa, destacam-se as seleções da Itália, Espanha e Rússia. Embora seja relativamente novo, o futsal é considerado um dos esportes com maior crescimento no mundo.

Por que o futsal nasceu no Brasil?

Algumas pessoas defendem que o futsal nasceu no Brasil por volta de 1940, com a Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo. Devido à dificuldade de encontrar campos disponíveis, começaram a jogar as partidas de futebol nas quadras de basquete e vôlei.

Quais são os jogadores do futsal?

Jogadores. O futsal possui dois times de 5 jogadores cada. Vale notar que desses 5 cada equipe possui um goleiro, responsável por defender as entradas de bolas. Além do goleiro, os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa. Esse equivale ao zagueiro no futebol de campo. Já o pivô ou atacante tem o objetivo de marcar gols.

Quais foram as primeiras edições do futsal?

Em 1982, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a Fifusa organizou o 1º Campeonato Mundial de Futebol de Salão, com a participação de Brasil, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, México, Holanda e Japão.

Quem inventou o futsal?

O responsável foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier da ACM (Associação Cristã de Moços). No início era chamado de Indoor Football (na tradução literal significa “futebol no interior”). Logo depois de ser inventado, o futsal chegou ao Brasil em 1935.

Postagens relacionadas: