Zona castanha emel

zona castanha emel

Como é a produção de castanha em Portugal?

A produção de castanha em Portugal destaca-se uma lista de produtos com denominação de origem protegida que era composta, em 2012, por 4 referências: A região da Padrela, situada entre Carrazedo de Montenegro, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, tem a maior mancha contínua de soutos da Europa, produzindo mais de 12 mil toneladas de castanhas por ano.

Qual a origem da castanha?

Presume-se que a castanha seja oriunda da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, acompanhando a história da civilização ocidental há mais de 100 mil anos. A par com o pistácio, a castanha constituiu um importante contributo calórico ao homem pré-histórico que também a utilizou na alimentação dos animais.

Qual a importância das castanhas para a gastronomia?

Durante a Idade Média, nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam frequentemente as castanhas nas suas receitas. Por esta altura, a castanha, era moída, tendo-se tornado mesmo um dos principais farináceos da Europa . Com o Renascimento, a gastronomia assume novo requinte, com novas fórmulas e confecções.

Como os romanos utilizavam a castanha?

Os romanos incluíam a castanha nos seus banquetes. Durante a Idade Média, nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam frequentemente as castanhas nas suas receitas. Por esta altura, a castanha, era moída, tendo-se tornado mesmo um dos principais farináceos da Europa .

Qual a produção mundial de castanha?

De acordo com os dados da organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de castanha estima-se em 1,1 milhões de toneladas, distribuídas por uma superfície que não atinge os 340 mil hectares.

Quais são as principais variedades de castanha em Portugal?

Principais Variedades de Castanha em Portugal A produção nacional de castanha assenta nas cultivares Longal, Martaínha e Judia em Trás-osMontes, Martaínha na Beira Interior e Bária e Colarinha no Alto Alentejo. Para além destas, podemos encontrar, principalmente em Trás-os-Montes, mais variedades.

Como a produção de castanha tem vindo a aumentar?

A produção de castanha tem vindo a aumentar a nível mundial ao longo dos últimos anos, assim como a área ocupada com castanheiros e a sua produtividade. Em Portugal apesar do aumento da área de colheita tem-se verificado uma diminuição da produtividade. 2.1. INTRODUÇÃO À ESPÉCIE

Qual a importância da exportação da castanha?

Segundo dados oficiais, a exportação é o destino de mais de 1/3 da castanha produzida em Portugal, sendo a aposta no seu desenvolvimento importante não só para o escoamento do fruto, mas também sobretudo para aumentar o seu valor acrescentado.

Quais são os benefícios das castanhas?

As castanhas são ricas em vitamina E, selênio, magnésio e ômega-9 que agem no sistema nervoso, limpando as toxinas que levam a morte dos neurônios e contribuindo na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson. Devido ao alto teor de fósforo e magnésio presentes nas castanhas.

Por que as castanhas são tão importantes?

A castanha é uma fonte de fibras alimentares (com açúcares de digestão lenta). É, também, rica em fibras e possui uma composição que permite às castanhas gerarem diversos benefícios. Alguns dos benefícios das castanhas já estão implícitos na descrição da sua composição. Entre os diversos benefícios inerentes ao consumo de castanhas, estão:

Quais são as principais características da castanha do Pará?

A castanha do Pará é rica em gorduras saudáveis, principalmente poliinsaturadas e monoinsaturadas, que fornecem energia para o organismo. Além disso, é rica em proteínas e potássio que favorecem também o ganho e a recuperação dos músculos. A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de castanha-do-pará:

Qual a importância da castanha para a saúde?

As castanhas são ricas nas vitaminas C e B6. A quantidade apreciável de vitamina B e fósforo ajuda a manter o sistema nervoso saudável. O fósforo é, também, importante para o desenvolvimento e saúde dos ossos e dentes.

Postagens relacionadas: