Afegãos em portugal

afegãos em portugal

Qual o compromisso de Portugal para receber refugiados do Afeganistão?

“Com a chegada dos 266 refugiados afegãos fica quase concluído o compromisso que Portugal assumiu no quadro da resposta ao apelo internacional para receber refugiados oriundos do Afeganistão”, referiu Francisco André à Lusa, admitindo que falta “um número reduzido” de cidadãos afegãos que “não ultrapassará as duas dezenas”.

Por que Portugal é o país de acolhimento de pessoas obrigadas a fugir do Afeganistão?

Portugal se destaque enquanto país de acolhimento de qualquer pessoa que seja obrigada a fugir do Afeganistão, independentemente da forma como teve de abandonar o seu país em razão da atual crise; Garantam que todos os pedidos de proteção internacional são tratados de forma célere e eficaz, salvaguardando todos os direitos destas pessoas;

Como evitar o colapso do governo afegão?

Face ao colapso do governo afegão, que se seguiu à tomada do poder pelos talibãs e ao caos sentido no aeroporto de Cabul enquanto milhares de pessoas tentavam deixar o país, é fundamental que a comunidade internacional atue de forma decisiva, para evitar uma catástrofe ainda maior.

Como os refugiados chegados a Portugal podem falar português?

O Governo quer que os refugiados chegados a Portugal ao abrigo de programas europeus consigam falar português, ter emprego e habitação ao fim de ano e meio, uma das medidas previstas no novo modelo de acolhimento.

Qual é o número de refugiados a receber em Portugal?

O número de refugiados a receber em Portugal ainda está a ser avaliado, mas «em relação aos funcionários do aeroporto» de Cabul, onde esteve a força portuguesa destacada no país, nos últimos anos, «há 243 funcionários afegãos, mais as suas famílias, o que dá cerca de mil pessoas, que precisarão de sair do país».

Qual país tem mais refugiados?

Paquistão lidera, de longe, o ranking, tendo já acolhido quase 1,5 milhões de refugiados. Irão e Alemanha completam o pódio.

Postagens relacionadas: