Inhame

inhame

Quais são as características do inhame?

O inhame (Dioscorea) é um tipo de tubérculo originário da Ásia, África e Caribe. Ele é frequentemente confundido com batata doce. No entanto, o inhame é menos doce e mais rico em amido. Ele tem um exterior marrom distinto, semelhante a uma casca. A polpa pode ser branca, amarela, roxa ou rosa, dependendo da maturidade do inhame.

Quais são os benefícios do inhame para a saúde?

Porém, um benefício é garantido: o magnésio do inhame pode ajudar a relaxar a musculatura, o que é benéfico para as cólicas. Além disso, os carboidratos e a vitamina B6 ajudam na produção de serotonina, o que reduz a irritabilidade comum da TPM.

Como se desenvolve o inhame?

O inhame se desenvolve muito bem em solos arenosos e profundos, que sejam bem drenados, ricos em matéria orgânica e com ph em torno de 5,5 e 6,0. São adaptados a climas quentes e úmidos (não toleram geadas) e são cultivados em várias partes do Brasil.

Qual a diferença entre inhame e cará?

Nos estados da Paraíba e Pernambuco, usa-se inhame para as espécies de Dioscorea que produzem tubérculos grandes, como o inhame-da-costa ( Dioscorea cayennensis) e o inhame-de-são-tomé ( Dioscorea alata L. ), e cará para as espécies que produzem tubérculos pequenos (como o cará-nambu).

Quais são os diferentes tipos de inhame?

Dependendo da variedade de Inhame, dos quais existem cerca de 200, sua carne pode ser de cores diferentes, que inclui branco, marfim, amarelo ou roxo, enquanto a sua pele grossa tanto pode ser branco, rosa ou até mesmo marrom escuro.

Quais são os benefícios do inhame?

Membro mais popular de sua família por conter rizomas ( caules subterrâneos) comestíveis e saborosos, que possuem formato ovóide e oblongo, às vezes achatado ou alongado e de coloração castanho-clara, o inhame é cultivado e apreciado em várias regiões do mundo, pelo fato de ser um alimento altamente nutritivo e uma excelente fonte energética.

Qual é a origem da palavra inhame?

O vocábulo inhame origina-se das línguas do oeste da África. A palavra yam, do inglês, vem do uolofe nyam, que significa a amostra ou sabor; em outras línguas africanas, a palavra utilizada para inhame também pode significar comer, como, por exemplo, yamyam e nyama, em hauçá . Já a palavra cará vem do termo tupi kará.

Como se desenvolve o inhame?

O inhame se desenvolve muito bem em solos arenosos e profundos, que sejam bem drenados, ricos em matéria orgânica e com ph em torno de 5,5 e 6,0. São adaptados a climas quentes e úmidos (não toleram geadas) e são cultivados em várias partes do Brasil.

O que é inhame e para que serve?

Na culinária, o inhame é muito empregado em sopas e pratos quentes. O tubérculo pode servir como uma alternativa à batata, podendo ser usado no preparo de purês, por exemplo. Os maiores produtores mundiais de inhame são: Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Camarões e Togo.

Onde é plantado o inhame?

Por se tratar de um alimento com um alto valor nutricional e super energético, o inhame é plantado em todo mundo.

Qual o espaçamento de um inhame?

Depois coloque os tubérculos do inhame a 6 cm de profundidade do solo. Quanto ao espaçamento entre plantas e linhas vai depender do tipo de solo, da lavoura e da fertilidade. Sendo assim, no caso da cultura rasteira o espaçamento indicado é de 20 a 30 cm entre plantas e de 80 a 90 cm entre linhas.

Quais são as espécies de inhame?

Embora a maioria das espécies de inhame prefiram regiões com clima quente e úmido, existe uma espécie, Dioscorea opposita, que se desenvolve bem em climas amenos.

Postagens relacionadas: