Aranhas vermelhas

aranhas vermelhas

Qual a origem da aranha vermelha?

Semelhante à hemoglobina, que torna o nosso sangue vermelho, a hemocianina é capaz de tornar o das aranhas, azul. Isso se deve à base da proteína, que é constituída de cobre ao invés de ferro. Inclusive, essa é mais uma das incríveis peculiaridades da aranha pequena vermelha.

Por que a aranha vermelha é perigosa para o ser humano?

Porém diferentemente de sua parente extremamente peçonhenta, a aranha vermelha não é perigosa para o ser humano, pois não apresenta peçonha ou veneno potencialmente perigoso. O que pode causar no máximo é uma reação alérgica a picada nas pessoas mais sensíveis, principalmente a aquelas que já apresentam algum tipo de sensibilidade.

Como encontrar uma aranha vermelha em sua casa?

Se você já viu uma aranha vermelha em sua casa, provavelmente ela foi encontrada em cantos escuros e frescos, com pouco acesso à luz do sol. Por exemplo, em armários, gavetas, portas, batentes, entre outros locais em que haja espaço para “esconderijos”.

Qual é o veneno da aranha vermelha?

A aranha vermelha é venenosa? Todas as aranhas possuem veneno que são utilizados para a caça, imobilizando as “vítimas”. Contudo, acredita-se que apenas cerca de 30 espécies, das mais de 400 mil existentes no mundo, sejam perigosas para seres humanos. Com isso, o veneno da aranha vermelha não precisa ser temido.

Qual é o tamanho da aranha vermelha?

A aranha vermelha pode chegar a 10 mm (milímetros) de tamanho. Sendo que as fêmeas chegam a medir o dobro dos machos. Elas tem como característica, que inclusive possibilita a confusão com a aranha marrom, uma coloração marrom avermelhada em seu cefalotórax e abdômen globular e pernas de cor mais avermelhadas.

Qual é a nomenclatura científica da aranha vermelha?

A nomenclatura científica da nossa aranha de hoje é Nesticodes rufipes, e ela faz parte da família Theridiidae, que curiosamente é a mesma família das aranhas mais temidas, como a viúva negra. Mas, toda família tem a sua exceção, por isso, a aranha vermelha não é a “viúva negra da família”, é inofensiva, e não apresenta veneno.

Por que as aranhas vermelhas são inofensivas para o homem?

As aranhas vermelhas sintetizam sim, veneno, mas o mesmo é inofensivo para o homem, causando no máximo, em alguns casos esporádicos, o que chamamos de atopia, uma reação alérgica a picada. Esta reação causa prurido, dor e vermelhidão no local e bastante desconforto.

Qual o significado das aranhas?

As aranhas são referência frequente na arte e mitologia, simbolizando paciência, crueldade e criatividade.

Como acabar com a aranha vermelha?

Entre os remédios naturais para acabar com a aranha vermelha, encontramos também o extrato de pelitre, obtido das flores do piretro. Um de seus compostos, as piretrinas, atua sobre o sistema nervoso dos insetos e os extermina.

Qual o tamanho da aranha vermelha?

A aranha vermelha é um dos menores aracnídeos encontrados na natureza. Em média, seu tamanho pode chegar a no máximo 10 milímetros, contando o comprimento das longas patas. Além disso, as fêmeas costumam ter o dobro do porte em relação aos machos.

Por que a aranha vermelha pica?

A aranha vermelha é um animal solitário e inofensivo para os seres humanos. Em algumas situações, caso sinta que está correndo perigo ou quando se assustar, ela poderá picar para se proteger. Portanto, basta ficar longe ou ter cuidado ao se aproximar.

Como encontrar uma aranha no Jardim da sua casa?

Não tanto pela picada que essa aranha dá quando se sente ameaçada, mas principalmente pelo fato dela ser muito parecida com a aranha armadeira - que é bastante perigosa! Portanto, se você por acaso encontrar uma aranha com um aspecto semelhante ao da imagem acima no jardim da sua casa, melhor deixá-la quietinha no seu canto. Pode ser uma armadeira.

Postagens relacionadas: