Agua nas barragens

agua nas barragens

Por que a água evapora nas barragens?

Como Catarina Martins afirma, é facto que, nas barragens, a água evapora. Mas evapora num processo natural que se repete com a água do mar, dos rios ou das lagoas naturais.

O que é uma barragem e para que serve?

As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação).

Por que as barragens são importantes para o meio ambiente?

O sedimento benéfico que normalmente é lavado no rio é bloqueado, o que diminui a fertilidade do solo no rio abaixo da barragem. A alteração do caudal de um rio e o transporte de sedimentos a jusante de uma barragem causam frequentemente os maiores impactos ambientais.

Quais são as barragens mais antigas?

As barragens foram, desde o início da civilização, fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana. A sua construção visava sobretudo a combater a escassez de água no período seco de forma mais ou menos empírica. Em nível mundial, algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Médio Oriente e Índia.

Qual a importância da evaporação da água em barragens e reservatórios?

A evaporação da água em barragens e reservatórios é um elemento bastante importante na gestão dos recursos hídricos, em especial em Países cujo clima observa um período ou estação seca, como é o caso do clima Mediterrâneo ou do Tropical .

Qual a importância das barragens na gestão da água?

Apesar das perdas, as barragens têm ainda uma importante função na gestão e utilização da água. Nesse sentido, Oliveira realça que em Portugal chove durante três meses e não chove no resto do ano, portanto nós temos que armazenar água. Só há duas formas de armazenar água: uma é em albufeiras e a outra é em aquífero .

Quais são os efeitos da barragem para o meio ambiente?

Este tipo de poluição produz a floração de algas (os chamados blooms, em inglês) que absorvem o oxigênio da água, tornando-a ácida e potencialmente prejudicial para populações humanas e para a fauna. Também ocorre em grandes lagos artificiais que a temperatura no topo é maior que no fundo, comprometendo a qualidade da água.

Qual a importância da evaporação da água na gestão dos recursos hídricos?

- Agroportal Evaporação, barragens e água potável. A evaporação da água em barragens e reservatórios é um elemento bastante importante na gestão dos recursos hídricos, em especial em Países cujo clima observa um período ou estação seca, como é o caso do clima Mediterrâneo ou do Tropical .

Quais são os efeitos da barragem para o meio ambiente?

Este tipo de poluição produz a floração de algas (os chamados blooms, em inglês) que absorvem o oxigênio da água, tornando-a ácida e potencialmente prejudicial para populações humanas e para a fauna. Também ocorre em grandes lagos artificiais que a temperatura no topo é maior que no fundo, comprometendo a qualidade da água.

Qual a importância das barragens para os ecossistemas?

E os ecossistemas, ao longo de milhares de anos, se adaptaram ao curso natural, sem interferências, que as barragens eliminam. As grandes barragens também têm, sempre, uma grande “pegada”, forma simples de definir os impactos, nas terras a montante do empreendimento.

Qual a importância das barragens para a sociedade e para as comunidades?

É interessante saber a importância das barragens que formam reservatórios de água para a sociedade e para as comunidades no entorno dela. Elas são capazes de auxiliar a geração de energia e aumentar a disponibilidade hídrica local, fazer o amortecimento de cheias, evitando inundações, além de poderem contribuir para o lazer e a navegação.

Quais foram os impactos das barragens?

A barragem também retém sedimentos, que são críticos para a manutenção de processos físicos e habitats a jusante da barragem (incluem a manutenção de deltas produtivos, ilhas barreira, várzeas férteis e zonas úmidas costeiras).

Postagens relacionadas: