Iodo

iodo

Qual é a função do iodo?

O iodeto de potássio, KI, é adicionado ao sal comum, NaCl (mistura denominada de sal iodado), para prevenir o surgimento do bócio endêmico, doença causada pela deficiência de iodo na dieta alimentar.

Quando é indicado o suplemento de iodo?

O suplemento de iodo é indicado quando é identificada deficiência desse mineral e os níveis não regularizam mesmo com o aumento do consumo de alimentos ricos em iodo. Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.

Como foi descoberto o iodo?

O iodo foi descoberto pelo químico francês Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas, não continuando com suas investigações por falta de dinheiro. Posteriormente, o químico inglês Humphry Davy e o químico francês Gay-Lussac estudaram em separado a substância e terminaram identificando-a definitivamente como um novo elemento.

Qual o peso do iodo?

Assim como as demais substâncias de seu grupo (os halogênios), o iodo não é encontrado em estado livre na natureza. Seu peso específico é de 4,93 g/cm3, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 113,7 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 126,9.

Qual a importância do iodo para o organismo?

O iodo é um mineral essencial para o organismo, servindo para diversas funções, sendo as principais: Formar os hormônios T3 e T4 pela tireoide, prevenindo doenças relacionadas com essa glândula, como hipertireoidismo, bócio e câncer; Promover o crescimento fetal e o desenvolvimento do sistema nervoso;

Quando é indicado o suplemento de iodo?

O suplemento de iodo é indicado quando é identificada deficiência desse mineral e os níveis não regularizam mesmo com o aumento do consumo de alimentos ricos em iodo. Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.

Quais são as principais fontes de iodo?

De acordo com o Ministério da Saúde, além do sal iodado, as principais fontes de iodo são os alimentos de origem marinha, em especial os peixes de água salgada. Já para os vegetarianos, os vegetais que vem de solos ricos em iodo também configuram boas fontes do micronutriente.

Qual a função do iodo na circulação?

Na circulação, é encontrado livre e ligado à proteína, o iodo ligado predomina. Necessário para a produção do hormônio da tireóide. Envolvido na taxa de metabolismo, crescimento e reprodução.

Qual é a origem do iodo?

Descoberto em 1811 pelo francês Bernard Courtois, fabricante de salitre, o elemento foi estudado por Gay-Lussac e Humphry Davy e, em 1813, batizado de iodo — do grego ioeides, “violeta”, em alusão à coloração do vapor por ele liberado. O iodo é um dos mais impressionante e belo de todos os elementos.

Qual a importância do iodo para a química?

Desde sua descoberta, o elemento contribui bastante para o desenvolvimento de toda tecnologia química, como por exemplo as pesquisas de Hofmann em química orgânica sintética e também as experiências de Williamson, Wurtz e Grignard em meados do século XIX. O iodo puro pode ser obtido por meio da reação do iodeto de potássio com sulfato de cobre.

Qual é a diferença entre iodo e iodeto?

O iodo, ao contrário do iodeto, é um agente oxidante fraco; mais fraco que o bromo, o cloro e o flúor. O iodo com número de oxidação +1 pode ser combinado com outros halogênios com número de oxidação -1, para causar halogenetos de iodo; por exemplo: brometo de iodo, IBr.

Quem foi o descobridor do iodo?

Davy enviou um relatório para a Royal Institution em Londres, onde ele foi erroneamente assumido como o descobridor, uma crença que persistiu por mais de 50 anos. O iodo é um elemento essencial para o ser humano, que necessitam de uma ingestão diária de cerca de 0,1 miligramas de iodeto.

Postagens relacionadas: