Feira da castanha

feira da castanha

Por que a Feira da castanha é tão importante para a freguesia de Castelões?

A freguesia de S. Pedro de Castelões, no concelho de Vale de Cambra, recebe nos primeiros dias do mês de novembro a Feira da Castanha. Numa homenagem a S. Martinho e à castanha as ruas desta vila enchem de visitantes, muita animação oferecida pelos grupos etnográficos da região e de produtores da castanha oriundos de toda a zona Norte do País.

Por que a Feira da castanha é tão importante para a região de Vale de Cambra?

Numa homenagem a S. Martinho e à castanha as ruas desta vila enchem de visitantes, muita animação oferecida pelos grupos etnográficos da região e de produtores da castanha oriundos de toda a zona Norte do País. Na feira “onde se compram as melhores castanhas do mundo”, participam ainda, os produtores e artesãos locais que expõem os seus produtos.

Quando começa a castanha no Brasil?

Mas, a castanha é muito popular em muitas outras regiões do país. Durante os meses de outubro e novembro, multiplicam-se iniciativas por todo o país.

Como é a rota da castanha em Portugal?

Venha com a Goodyear conhecer a Rota da Castanha em Portugal. Em Portugal, a produção de castanha é mais rica na região de Trás-os-Montes, nomeadamente em alguns concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança. A cultura está ecologicamente adaptada e já recebeu a Denominação de Origem Protegida (DOP) Castanha da Terra Fria.

Qual a origem da castanha?

1 Nome popular da fruta: Castanha do brasil (castanha do pará, castanha da amazônia). 2 Nome científico: Bertholletia excelsa H.B.K. 3 Origem: Amazônia.

Quantos hectares de castanha existem no Brasil?

A castanha do Brasil é fruto oleaginoso presente em cerca de 325 milhões de hectares na bacia amazônica, destes 300 milhões de hectares de castanhais se encontram no território nacional amazônico (FAS, 2019b).

Como é a produção de castanha em Portugal?

A produção de castanha em Portugal destaca-se uma lista de produtos com denominação de origem protegida que era composta, em 2012, por 4 referências: A região da Padrela, situada entre Carrazedo de Montenegro, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, tem a maior mancha contínua de soutos da Europa, produzindo mais de 12 mil toneladas de castanhas por ano.

Quais são os problemas da castanha do Pará?

O armazenamento e a conservação da castanha do pará constituem os problemas mais importantes para o produtor. Problemas como as aflotoxinas podem comprometer parte da produção e a qualidade final.

Postagens relacionadas: