Curdos turquia

curdos turquia

Qual é a origem dos curdos?

Qual é a origem dos curdos? Os curdos são um dos povos originários das planícies da Mesopotâmia — território compreendido entre os rios Tigre e Eufrates — e dos planaltos da região onde hoje estão o sudeste da Turquia, o nordeste da Síria, o norte do Iraque, o noroeste do Irã e o sudoeste da Armênia.

Quais são os sítios arqueológicos do Curdistão turco?

O Curdistão turco é parte de uma antiga região conhecida como Alta Mesopotâmia, possuindo sítios arqueológicos que datam do Neolítico, como o de Çayönü. Na Antiguidade, o território fazia parte do reino Mitani. Após isto, foi englobado pela Assíria por um longo período.

Quais são os principais grupos que combatem a autonomia curda na Turquia?

O YPG e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que lutam pela autonomia curda na Turquia há três décadas e têm bases no Iraque, também ajudaram no combate. Em setembro de 2014, o Estado Islâmico fez um ataque em Kobane, região curda na Síria, forçando dezenas de milhares de pessoas a fugirem pela fronteira turca.

Por que os curdos são considerados seres inferiores?

Desde então esse povo é perseguido e tratado como seres inferiores nos países onde habitam. A Turquia proibia manifestações artísticas curdas, além do uso de símbolos e do idioma. Como resposta, os curdos fundaram o Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK), influenciados por uma tendência marxista-leninista.

Quais são as principais características dos curdos?

Os curdos são integrantes de um grupo étnico que se auto-intitula pertencente a uma delimitada região do Oriente Médio. A esta região, denomina-se Curdistão. Abrangendo um largo território que incorpora Irã, Iraque, Síria e Turquia.

Qual é a origem do povo curdo?

A área onde originalmente vivem encontra-se dividida entre quatro países, Turquia, Iraque, Irã e Síria e recebe o nome de Curdistão, com uma área de cerca de 300 mil km².

Quais são os países onde vivem os curdos?

A maioria dos curdos do Oriente Médio vive na Turquia, 14 milhões de pessoas; Irã, 7 milhões; e Iraque, com 6 milhões. Países como Síria, Azerbaijão e Rússia, têm comunidades nativas de curdos. Na Europa, destaca-se a Alemanha que possui uma comunidade de 1 milhão de curdos, na sua maioria de cidadania turca.

Quais são as religiões dos curdos?

Religião dos curdos Os curdos não possuem uma religião específica. Existem pessoas que são cristãs, judias ou islamitas. Além das citadas, existem ainda alguns curdos que seguem a religião yazidi, que mescla características do zoroastrismo, islamismo e judaísmo.

Por que a Turquia é um país muçulmano?

Guerra na Síria A Turquia é um país muçulmano aliado do Ocidente e membro da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e até pouco tempo visto como uma bastião de estabilidade. Mas não ficou imune ao caos atual no Oriente Médio.

Qual a presença da Turquia no norte da Síria?

A Turquia mantém uma presença militar no norte da Síria desde agosto de 2016, quando enviou tropas e tanques pela fronteira para apoiar uma ofensiva rebelde síria contra o Estado Islâmico.

Quais são as consequências da instabilidade do governo turco em relação aos curdos?

Essa instabilidade e a dura repressão do governo turco em relação os curdos são, inclusive, uns dos entraves que o país possui para conseguir sua entrada na União Europeia, que não admite governos tidos como antidemocráticos e que violam os direitos humanos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as consequências do conflito curdo-turco?

Durante o conflito curdo-turco entre 1984 e 1999, mais de 40 mil pessoas – a maioria de civis curdos – foram mortas. A luta da Turquia para conter os rebeldes curdos chegou até a Síria, onde os curdos são a maior minoria étnica.

Postagens relacionadas: