Voto antecipado eleições legislativas 2022

voto antecipado eleições legislativas 2022

Quando vai ser o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

No atual contexto pandémico, informamos que, nas próximas eleições legislativas encontra-se disponível para a generalidade dos eleitores a possibilidade de voto antecipado no dia 23 de janeiro, devendo os interessados efetuar a sua inscrição entre 16 e 20 janeiro em votoantecipado.gov.pt.

Como votar nas próximas eleições legislativas?

Para o voto antecipado serão criadas 2.606 mesas de voto, sendo importante recordar algumas medidas a adotar para garantir a segurança no momento do voto: usar máscara, manter distância de segurança, higienizar as mãos e levar caneta própria.

Como pedir o voto antecipado no dia das eleições?

Quem não se pode deslocar à mesa de voto no dia das eleições por estar internado num estabelecimento hospitalar ou detido num estabelecimento prisional, pode pedir o voto antecipado até 10 de janeiro. O pedido é feito através da plataforma Voto Antecipado.

Quando os eleitores podem votar antecipadamente?

O voto antecipado em mobilidade volta a ser possível nas legislativas deste mês LUSA/RODRIGO ANTUNES À semelhança do que aconteceu em anteriores eleições, os eleitores podem votar antecipadamente em mobilidade ou se estiverem em confinamento obrigatório por causa da covid-19, desde que cumpram algumas condições.

Quais são as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas?

Entre 17 e 20 de janeiro, o presidente da câmara municipal ou o seu representante irá deslocar-se ao local onde está o eleitor para entregar e recolher o boletim de voto. Quem está recenseado em território nacional e vai estar em mobilidade no dia das eleições, pode pedir o voto antecipado entre 16 e 20 de janeiro.

Posso votar antecipadamente nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas, marcadas para 30 de janeiro, volta a ser possível votar antecipadamente. Qualquer cidadão pode optar por esta modalidade, porém existem condições especiais para pessoas em isolamento, residentes em lares, internados em hospitais, reclusos e deslocados no estrangeiro.

Qual o modo de exercício do direito de voto antecipado?

Na Eleição dos Órgãos das Autarquias Locais, de 26 de setembro de 2021, o modo de exercício do direito de voto antecipado, em território nacional, abrange: Em confinamento obrigatório – COVID-19; Internados em estruturas residenciais (lares) ou instituições similares;

Quantos eleitores votaram antecipadamente?

Mais de 197 mil pessoas já pediram para votar antecipadamente, divulgou o Governo. Os portugueses que não puderem votar nas presidenciais em 24 de Janeiro têm até às 24 horas desta quinta-feira para exercer o seu direito de voto uma semana antes (no dia 17), numa mesa de voto à sua escolha.

Como votar? No dia marcado para a eleição ou referendo, dirija-se ao seu local de voto e apresente o seu documento de identificação na mesa do voto O boletim de voto é entregue pela/o presidente da mesa. Nas eleições autárquicas são entregues 3 boletins (para a Câmara Municipal, para a Assembleia Municipal e para a Assembleia de Freguesia).

Quais são os documentos necessários para o voto?

Quando é possível fazer voto antecipado?

Internados em estruturas residenciais (lares) ou instituições similares - entre o 10.º e o 7.º dia anterior ao dia das eleições, poderá efetuar o seu requerimento para voto antecipado.

Como votar antecipadamente no dia da eleição?

ELEITORES PRESOS - Se está detido num estabelecimento prisional e, por esse motivo, está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica até 10 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Quem tem impedimento de voto no dia da eleição?

Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem na situação da alínea f. acima referida, e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, devem apresentar-se na Câmara Municipal do Município em cuja área estejam recenseados para exercer o direito de voto, entre os dias 16 e 21 de setembro de 2021.

Quais as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas 2022?

Já foram divulgadas as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas, que acontecem a 30 de janeiro de 2022. O voto antecipado aplica-se a pessoas em mobilidade, em internamento, em prisão, em lares, em confinamento obrigatório devido à COVID-19 e pessoas deslocadas no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde.

fob

Postagens relacionadas: