Renascença

renascença

Como surgiu a Renascença?

Como Florença era uma cidade famosa pela compra e venda de tecidos de diversas partes do globo, a Renascença tinha terreno fértil para surgir. As guildas, espécie de associações que se organizavam em torno de oferecer um produto ou serviço, foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio local.

Quem são os jogadores do Clube Renascença?

O clube revelou Wilson Piazza e Procópio Cardoso, jogadores que se destacaram com a camisa do Cruzeiro . Fundado por funcionários e pela diretoria da Fábrica de Tecidos Renascença em 15 de outubro de 1941, o Esporte Clube Renascença, tradicional equipe de Belo Horizonte nas décadas de 1950 e 1960, disputou o campeonato mineiro entre 1959 e 1966.

Qual é o significado do Renascimento?

O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. Como sabemos, renascimento significa, literalmente, nascer novamente.

Quais foram os primeiros passos do Renascimento?

Ainda tímido, o Renascimento já dava seus primeiros passos fora da Itália graças a nomes como Rodolphus Agricola, Erasmo de Roterdão, Nicolau de Cusa, Mirandola e Thomas More. A pintura Retrato, de Luca Pacioli, é uma obra que representa bem o momento do Quattrocento.

Qual era o pensamento da Renascença?

A razão, de acordo com o pensamento da Renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo).

Como surgiu o Renascimento?

O Renascimento originou-se na Itália, devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras. Elas enriqueceram com o desenvolvimento do comércio no Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil que, em seu processo de afirmação social, se dedicou às artes, juntamente com alguns príncipes e papas.

Como surgiu a Renascença italiana?

A renascença italiana emerge em meio ao século XIII, período em que as invasões estrangeiras haviam feito com que a região mergulhasse numa grande confusão e depressão. Entretanto, as ideias que a forjaram espalharam-se por toda Europa, fomentando o que viria a ser chamado o renascimento do norte e, mesmo fora do continente, o renascimento inglês.

Qual foi o período da Alta Renascença?

Entretanto, o período propriamente dito da Alta Renascença é considerado como tendo se encerrado em 1527 com o Saque de Roma. Fruto das tensões do reino de França com o Sacro Império Romano-Germânico, ele ocorreu após uma rebelião das tropas imperiais.

Qual foi a importância do Renascimento?

O Renascimento foi historicamente muito enaltecido como a abertura de uma nova era, uma era iluminada pela Razão em que os homens, criados à imagem da Divindade, cumpririam a profecia de reinar sobre o mundo com sabedoria, e cujas obras maravilhosas os colocariam na companhia dos heróis, dos patriarcas, dos santos e dos anjos.

Qual a responsabilidade do Renascimento?

Se hoje há um espaço para a ciência e tantas descobertas tecnológicas, há uma grande responsabilidade do Renascimento, justamente por permitir que a pesquisa voltasse a ter um local de destaque na sociedade. Muitos conhecimentos sobre anatomia, astronomia, física e química originam da Renascença.

Como surgiu a Renascença?

Como Florença era uma cidade famosa pela compra e venda de tecidos de diversas partes do globo, a Renascença tinha terreno fértil para surgir. As guildas, espécie de associações que se organizavam em torno de oferecer um produto ou serviço, foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio local.

Qual a melhor forma de representação do Renascimento?

A arte é provavelmente a melhor forma de representação do Renascimento. Esculturas, pinturas, desenhos e outras obras artísticas costumam ser utilizadas para representar esse período da História da humanidade.

Postagens relacionadas: